Bromélias na Caatinga: um oásis para os invertebrados
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n1p67Resumo
A família Bromeliacea apresenta diversas adaptações que promovem a ocorrência de seus representantes em muitas fitofisionomias, incluindo a Caatinga. A forma de suas folhas em roseta gera uma cisterna ou tanque, onde há um acúmulo de água rica em nutrientes. Esse arranjo fornece um micro-habitat para reprodução, alimentação e desenvolvimento larval de muitos invertebrados. Com o objetivo de inventariar a fauna associada de invertebrados e testar a hipótese de que sua composição varia sazonalmente, realizamos duas campanhas durante os períodos de chuva (Fevereiro de 2011) e seca (Agosto de 2012) na Floresta Nacional (Flona) de Contendas do Sincorá, município de Contendas do Sincorá, estado da Bahia, Brasil. Delimitamos 15 parcelas de 5 m x 5 m ao longo de uma trilha de 355 m nas quais coletamos duas bromélias terrestres da espécie Aechmea bromeliifolia por parcela. Posteriormente analisamos a riqueza, abundância e composição de invertebrados em cada planta. A riqueza de táxons não diferiu entre as estações e foi considerada alta para a Caatinga. A abundância e a composição, entretanto, variaram entre as estações chuvosa e seca. O presente estudo mostrou a importância das bromélias para a comunidade de invertebrados da Caatinga local, pois representam o único recurso de água disponível. Nossos resultados fornecem um “insight” para estudos mais profundos das interações planta-animal e para a conservação de animais e plantas da Caatinga.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY