Ocorrência e sazonalidade de Somotricus unifasciatus (Dejean, 1831), associado à criação de Gallus gallus domesticus
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p113Resumo
O presente estudo relata a ocorrência e flutuação populacional de Somotricus unifasciatus (Coleoptera: Carabidae), uma espécie predadora exótica. O experimento foi realizado por meio de armadilhas e teve a duração de 12 meses, sendo realizada uma coleta por semana, em aviário do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), localizado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Nesse período 1.158 espécimes de S. unifasciatus foram capturados, sendo o período de maior ocorrência o mês de fevereiro (472), quando a temperatura média mensal foi de 24,7ºC, enquanto o menor índice de coleta ocorreu nos meses de julho (01), abril (0) e junho (0). O coleóptero apresentou uma variação da densidade de população ao longo do ano, sendo as maiores médias de captura obtidas nos meses com temperaturas médias maiores (dezembro, janeiro, fevereiro e março).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY