Mecanismo explosivo de polinização em Periandra mediterranea (Vell.) Taub. (Fabaceae) na Reserva Biológica Guaribas, Paraíba, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p71Resumo
A espécie Periandra mediterranea (Vell.) Taub. apresenta flores papilionáceas e bilabiadas o que proporciona um complexo mecanismo de polinização. A polinização e a reprodução de P. mediterranea foram estudadas no período de novembro/2009 a outubro/2011 na Reserva Biológica Guaribas, Paraíba, Brasil. As pétalas são modificadas em uma quilha, que protege os estames e o estigma; duas alas, que envolvem a quilha, e um estandarte, que serve de plataforma de pouso para o visitante floral. O mecanismo de polinização é o explosivo, no qual as abelhas Xylocopa frontalis, Acanthopus excellens e Epicharis sp. apresentavam o comportamento de pousar no estandarte e, auxiliadas pelo seu peso, eram capazes de expor os órgãos reprodutivos que se encontram inclusos no complexo alas-quilha. Como consequência, os órgãos reprodutivos da flor contatavam a região dorsal do corpo da abelha, onde o pólen ficava depositado, caracterizando a polinização nototríbica. Testes reprodutivos demonstraram frutificação de 20% em autopolinização espontânea, 33% em autopolinização manual, 33% em polinização cruzada manual e 100% no grupo controle, enquanto que em apomixia não houve sucesso reprodutivo. Os resultados demonstraram que a espécie é autocompatível, mas depende de polinizadores para garantir o seu sucesso reprodutivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY