Efeito do extrato pirolenhoso de Acacia mearnsii sobre Tetranychus urticae (Koch, 1836) (Acari: Tetranychidae) e Neoseiulus californicus (McGregor, 1954) (Acari: Phytoseiidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p99Resumo
Este trabalho teve como objetivo determinar o efeito do Extrato Pirolenhoso Decantado (EPD) de acácia-negra sobre Tetranychus urticae (Koch, 1836) (Acari: Tetranychidae) e seu predador, Neoseiulus californicus (McGregor, 1954) (Acari: Phytoseiidae). Seis diferentes concentrações foram testadas, nomeadas, EPD: água 1:600, 1:300, 1:150, 1:75, 1:38 e 1:19 e o tratamento controle com água destilada. Cinco fêmeas de T. urticae e N. californicus foram transferidas para arenas, sendo mantidas por um período de oito dias, totalizando cinquenta fêmeas. O EPD causou alta mortalidade para N. californicus, enquanto que para T. urticae a mortalidade foi significativa em altas concentrações (1:75, 1:38 e 1:19) e em apenas uma concentração intermediária (1:150). Para T. urticae, o EPD provocou baixa mortalidade em baixas concentrações. Para N. californicus, o EPD foi prejudicial em todas concentrações, demonstrando ser prejudicial a este ácaro predador e pouco eficiente no controle de T. urticae.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY