Conhecimento dos pescadores artesanais sobre a composição da dieta dos pacus (Characiformes: Serrasalmidae) na Floresta Nacional do Amapá, rio Araguari, Amapá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p101Resumo
O conhecimento ecológico tradicional (CET) dos pescadores é uma ferramenta importante para obtenção de informações ecológicas sobre o ambiente que vem sendo cada vez mais utilizada na conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, o referido trabalho descreve o CET do pescador sobre a composição da dieta e local de pesca dos pacus (Characiformes: Serrasalmidae) Myloplus sp., Myloplus asterias, Myloplus ternetzi, Tometes trilobatus, Prosomyleus rhomboidalis e Mylesinus paraschomburgkii na Floresta Nacional do Amapá (FLONA-AP). Para a coleta das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (n=20 pescadores) e turnê-guiada. Segundo os pescadores, os pacus se alimentam de frutos/sementes, fragmentos vegetais, insetos e perifíton. No inverno, consomem frutos/sementes e fragmento de vegetais. No verão, além de frutos/sementes e fragmentos de vegetais, foi observada presença de perifíton e insetos. Comparando-se as informações dos pescadores com a literatura científica, observam-se similaridades para o período de inverno. Mas, no verão, os pescadores relatam a ingestão de perifíton e invertebrados não mencionados na literatura. Os locais de pesca são caracterizados como sazonais: no inverno a pesca ocorre nos varjões e, no verão, nas pedreiras e calha principal do rio. Os pescadores possuem um conhecimento detalhado sobre a alimentação dos pacus e o grau de refinamento do conhecimento é fundamental para a conservação na FLONA-AP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY