Besouros de solo (Insecta: Coleoptera) em fragmento de mata de restinga no extremo sul do Brasil

Autores

  • Leandro Encarnação Garcia Universidade Federal de Pelotas, aluno de pós graduação. http://orcid.org/0000-0002-4556-1624
  • Rodrigo Milton Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aluno de doutorado em Biologia Animal.
  • Élvia Elena Silveira Vianna Universidade Federal de Pelotas, Professora Adjunta.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n4p59

Resumo

Coleoptera é um dos grupos taxonômicos mais diversos com cerca de 390.000 espécies descritas. Devido à grande diversidade e concentração de especialistas em poucos grupos, torna-se difícil realizar o inventário da fauna de Coleoptera. Este trabalho visa contribuir com o conhecimento da diversidade de besouros em matas de restinga, localizadas no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo deste estudo foi inventariar as espécies de coleópteros de solo amostradas com armadilhas de queda, durante o período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, bem como avaliar a abundância, sazonalidade e riqueza do grupo. Foi amostrado um total de 6.954 coleópteros distribuídos em 25 famílias e 89 morfoespécies. Dos indivíduos amostrados, 63,79% pertenceram à família Nitidulidae; 14,83% à Ptiliidae e; 6,82% à Staphylinidae. Dezenove famílias tiveram menos de 1% de indivíduos amostrados. Em relação ao número de morfoespécies por família 29,21% pertenceram à Curculionidae; 14,61% à Carabidae; 10,11% a Chrysomelidae; 6,74% à Nitidulidae e Scarabaeidae, ambas com mesmo percentual. Neste trabalho, foram verificadas duas situações sazonais onde a primavera teve o mesmo número de espécies que o verão e maior número de indivíduos amostrados.

Biografia do Autor

Leandro Encarnação Garcia, Universidade Federal de Pelotas, aluno de pós graduação.

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Possui experiência com Pesquisa em Educação na área de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia/UFPEL, trabalhando com Biodiversidade de besouros de importância médico veterinária. Atualmente doutorando em Ciência Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba - UNESP. 

Rodrigo Milton Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aluno de doutorado em Biologia Animal.

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003-2007). Pós-graduação - mestrado (2008-2010) e doutorado (iniciado em 2011) - no PPG Biologia Animal (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Desde o início da graduação eu pesquiso e me interesso por diversidade e ecologia de insetos, priorizando os besouros. Durante meu curso de mestrado pude investigar como os besouros predadores de solo se distribuem e respondem à ambientes alterados nos Campos de Cima da Serra, RS. Ao longo do curso de doutorado, estou investigando a fauna de besouros detritívoros/ coprófagos em ambientes campestres (Bioma Pampa). Meu interesse é descobrir as implicações de diferentes usos da terra sobre a diversidade taxonômica e funcional daqueles organismos.

Élvia Elena Silveira Vianna, Universidade Federal de Pelotas, Professora Adjunta.

Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Pelotas (1984), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Parasitologia atuando principalmente nos seguintes temas: insetos sinantrópicos de importância em saúde pública, artrópodes peçonhentos, vigilância ambiental em saúde, entomologia urbana.

Downloads

Publicado

2016-12-07

Edição

Seção

Artigos