Formigas (Hymenoptera: Formicidae) como indicadores da qualidade ambiental e da biodiversidade de outros invertebrados terrestres
Resumo
Para embasar cientificamente programas de avaliação, conservação e manejo ambiental existe a necessidade de identificar espécies características de habitats ou formação vegetais e seus estados de sucessão, chamadas de indicadoras ou bioindicadoras. Recentemente a atenção tem-se concentrado no teste do poder destes indicadores da biodiversidade terreste, particularmente aqueles que possam melhorar as estimativas de riqueza de espécies dos grupos chamados de "hiperdiversos" (insetos, ácaros e outros aracnídeos, nematóides, fungos e microorganismos em geral). Isto se deve à dificuldade de se obter inventários completos sobre estes grupos e em virtude das urgentes demandas que envolvem as questões ambientais. As formigas são, em termos comparativos, especialmente apropriadas para serem usadas como bioindicadores por apresentarem abundância local alta e riqueza de espécies local e global também altas, além de apresentarem muitos táxons especializados, distribuição geográfica ampla, de serem facilmente amostradas e separadas em morfo-espécies e serem sensíveis às mudanças nas condições do ambiente. Como resultado, o estudo de comunidades locais de formigas tem se mostrado uma valiosa ferramenta de avaliação de condições ambientais em estudos de acompanhamento de áreas florestais e savanas pós-fogo e dos diferentes padrões de uso do solo. Além disso, dados sugerem que a riqueza de espécies de formigas é potencialmente útil para avaliações da biodiversidade de invertebrados em geral.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Rogério Rosa da Silva, Carlos Roberto Ferreira Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY