Wood decay caused by a white-rot,Trametes vilosa ( Fr.) Kreisel (Basidiomycetes, Fungi), in Eucalyptus viminalis Labill and Myrcia Rostrata DC. ( Myrtaceae)
Resumo
Trametes villosa (Basidiomycetes), fungos causador de podridão branca, foi testado por 10 meses sobre a madeira de duas espécies de Myrtaceae , Eucalyptus viminalis, uma espécie introduzida e de Myrcia rostrata, especi nativa. A degradação in vitro das espécies vegetais foi testada e comparada . Foram determinadas as perdas de massa e de lignina Klaason. A degradação causada pelo fungo foi significativamente diferente entre as espécies vegetais. A decomposição da madeira de M. rostrata foi mais rápida nos dois primeiros meses, ao contrario de E. viminalis onde isto ocorreu a partir do segundo mês. A perda de massa não esteve necessariamente relacionada a maiores valores de perda de lignina Klason. Trametes villosa atuou como deslignificador seletivo nos primeiros dois meses e não-seletivo nos meses subseqüente a Trametes villosa do que E. viminalis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Clarice Loguercio Leite, Priscila Brasil de Souza Cruz, Maria Alice Neves, Marcelo Menezes Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY