Avaliação da compostagem do lixo orgânico e do esterco bovino por diferentes agentes biológicos

Autores

  • Deise Mara Battirola
  • Vladimir Stolzenberg Torres Centaurus Ind & Com Ltda
  • Elói Erhard Scherer EPAGRI - CPPP

Resumo

Toda atividade humana leva à produção de resíduos, tornando-se necessária sua reciclagem para minimizar os seus efeitos no meio ambiente e, provocando-se uma aceleração na decomposição desses resíduos através de agentes biológicos, poderia-se facilitar o seu uso como adubo orgânico. O experimento envolveu agentes degradadores biológicos e resíduos orgânicos como o esterco bovino e o lixo doméstico. Nas amostras com esterco utilizou-se dois agentes biológicos, minhocas e esterco puro como testemunha. Nas amostras com lixo doméstico foram utilizados os mesmos agentes e minhocas, e ainda o uso do próprio esterco bovino e de aves como inoculantes. Em ambas a maior concentração de nutrientes ocorreu sem a presença dos degradadores biológicos utilizados para esse fim.

Biografia do Autor

Vladimir Stolzenberg Torres, Centaurus Ind & Com Ltda

Possui Graduação em Ciências Biológicas (LP) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Elói Erhard Scherer, EPAGRI - CPPP

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ciências Agrárias - Universität Bonn. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos