Caça, biodiversidade e gestão ambiental na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Paraná, Brasil
Resumo
Este trabalho discute a caça na APA de Guaraqueçaba, e sua importância para as condições de vida das populações locais e para a gestão da biodiversidade. Mais de 50 comunidades humanas praticam a pequena agricultura e a pesca artesanal na região, que abriga o maior remanescente contínuo da Floresta Atlântica, compreende várias Unidades de Conservação e inclui-se em Reserva da Biosfera da UNESCO. Foram realizadas 44 entrevistas livres com diferentes atores sociais, versando sobre fauna, caça e interações ecológicas das espécies cinegéticas. Detectou-se uma atitude favorável à caça em 55% das entrevistas. Mais de 68% destas indicou que se pratica a caça na região, seja de subsistência, comercial ou esportiva, rendo como alvos 27 espécies. Dezenove são usadas para alimentação, sendo as mais citadas: Dasypus novemcinctus, Penelope obscura, Pecari tajacu, Tinamus solitarius e Agouti paca. A caça gera conflitos entre a população e as instituições de discalização, o que tem levado à ineficácia social das normas de proteção. A atividade requer maior atenção na gestão das unidades de conservação, e o manejo da caça de subsistência poderia melhorar a conservação dos recursos cinergéticos ao satisfazer as necessidades materiais e cultutais humanas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 José Milton Andriguetto-Filho, Adolf Carl Krüger, Maria Bernadete Ribas Lange

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY