Heterochely in Eriphia gonagra (Fabricius, 1781) (Crustacea, Decapoda, Xanthidae) of the rocky coast from Praia Grande, Ubatuba (SP), Brazil

Autores

  • João Marcos de Góes Departamento de Zoologia - Instituto de Biociências - UNESP
  • Adilson Fransozo Departamento de Zoologia - Instituto de Biociências - UNESP

Resumo

A heteroquelia varia intensamente nas diferentes espécies de crustáceos decápodos, sendo que tal aspecto pode auxiliar na diferenciação sexual. O objetivo do presente estudo é determinar a ocorrência de heteroquelia para E. gonagra entre machos e fêmeas e também em animais do mesmo sexo, além da caracterização quanto a forma dos dentes da quela. Os indivíduos foram coletados no período de janeiro a dezembro de 1993; foram mensurados 465 animais nos quais ocorreu um predomínio da quela direita maior, a grande maioria com dentes molariformes. Os carangueijos são considerados os maiores predadores de moluscos, supondo-se que o "uso das mãos" ocorra pelo fato da maioria das conchas de gastrópodos marinhos serem dextrógiras. Tal condição de heteroquelia, coincide com o padrão encontrado nas espécies de Xanthidae, diferindo da maioria das outras famílias de Brachyura.

Biografia do Autor

João Marcos de Góes, Departamento de Zoologia - Instituto de Biociências - UNESP

Possui Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é Professor Adjunto II (DE) da Universidade Federal do Piauí, onde é Coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Chefe do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Adilson Fransozo, Departamento de Zoologia - Instituto de Biociências - UNESP

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor titular da UNESP, junto ao Departamento de Zologia do IB Botucatu (SP).

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos