Effects of the law of constant final yield in populations of Biomphalaria tenagophila (Mollusca, Planorbidae)

Autores

  • Gladis T. Slonski Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Daniela C. de Toni Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC
  • Paulo R. P. Hofmann Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Resumo

Este trabalho visou ampliar as informações sobre a dinâmica populacional e contribuir para a compreensão dos efeitos da competição intraespecífica de Biomphalaria tenagophila, testando a Lei de Produção Final Constante para esta espécie. Para tanto, foram acompanhados durante 110 dias cinco aquários com densidades diferentes (8, 16, 32, 64 e 128 indivíduos). Foram contabilizados semanalmente o total de ovos, número de desovas, ovos viáveis e, a cada 15 dias, o número de ovos não eclodidos. Ao final do experimento, foram obtidos os valores do peso úmido, peso seco e diâmetro. Através da análise de variância da densidade, relacionada aos parâmetros relativos à absorção de matéria orgânica, foram encontradas diferenças estatisticamente sifnificantes, o que indica que a referida lei não pode ser aplicada para explicar a absorção de matéria orgânica em B. tenagophila nas amostras estudadas.

Biografia do Autor

Gladis T. Slonski, Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC), atuando no Campus Florianópolis-Continente na área de Educação Ambiental.

Mais informações no Currículo Lattes.

Daniela C. de Toni, Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado pela University of Notre Dame. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pós-Doutorado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG.

Mais informações no Currículo Lattes.

Paulo R. P. Hofmann, Laboratório de Planorbídeos. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos