Aspectos do Microsporângio, da Microsporogênese e do Gametofito Masculino de Tibouchina cerastifolia (Naud.) Cogn. (Melastomataceae)

Autores

  • João de Deus Medeiros Departamento de Botânica - UFSC
  • Andrei Langeloh Roos Centro de Ciências Biológicas - CCB/UFSC

Resumo

A antera é tetrasporangiada. As células arquesporiais sofrem divisões periclinais originando o estrato parietal primário e as camadas esporogênicas. O estrato parietal formado divide-se periclinalmente produzindo os dois estratos parietais secundários. O estrato parietal secundário externo divide-se novamente, formando o endotécio e a camada média. O estrato parietal secundário interno origina a camada do tapete. A formação da parede da antera segue assim o padrão "Dicotiledôneo". A parede da antera madura consiste de epiderme, endotécio, uma camada média simples e o tapete. Com a progressão da microsporogênese, a camada média torna-se comprimida e degenera. As células do tapete glandular (secretor) são uninucleadas, e persistem até os últimos estágios do desenvolvimento da parede da antera. Tétrades tetraédricas são formadas através de citocinese simultânea, seguida da dissolução da parede de calose e liberação dos micrósporos. O grão de pólen é disperso no estágio bicelular. As observações aqui registradas confirmam e complementam os dados já disponíveis sobre o desenvolvimento da parede da antera e do grão de pólen em Melastomataceae.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Departamento de Botânica - UFSC

Possui Graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Andrei Langeloh Roos, Centro de Ciências Biológicas - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação das Aves Silvestres - CEMAVE do ICMBio, sediado em Cabedelo, PB.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos