Mamíferos terrestres de floresta de araucária no município de Três Barras, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Jorge José Cherem Laboratório de Mamíferos Aquáticos - Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC
  • Diego Miguel Perez Dinâmica - Projetos Ambientais Ltda

Resumo

De abril de 1994 a abril de 1995 realizou-se um levantamento dos mamíferos não voadores do Município de Três Barras, localizado no planalto norte do Estado de Santa Catarina, abrangendo principalmente áreas de Floresta de Araucária e Mata Ciliar. Foram empregadas quatro metodologias: captura com armadilhas (live traps); visualização em campo dos animais; identificação de vestígios e entrevistas com moradores locais. Obteve-se um número total de 2.364 armadilhas-noite e a percentagem de captura de 3,08%. Foram registradas 35 espécies (três delas introduzidas) pertencentes a 7 ordens e 18 famílias.

Biografia do Autor

Jorge José Cherem, Laboratório de Mamíferos Aquáticos - Departamento de Ecologia e Zoologia - UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É pesquisador colaborador do Laboratorio de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina e cooperado da Caipora Cooperativa Para Conservação e Proteção dos Recursos Naturais.

Mais informações no Currículo Lattes.

Diego Miguel Perez, Dinâmica - Projetos Ambientais Ltda

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos