Macro fauna bêntica de uma planície de maré da Enseada de Ratones, Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil
Resumo
O presente estudo analisou a composição, abundancia e distribuição espacial da macro fauna bentica em uma planície de maré da Enseada de Ratones, Ilha de Santa Catarina, (SC, Brasil). As amostragem foram feitas em 5 níveis entre mares sobre um transecto de 120m: N1 e N2 – no baixio não vegetado, N3 e N4 – na marisma mono especifica de Spartina alterniflora e N5 – no manguezal. As amostras foram delimitadas com um amostrador cilíndrico (área: 0,017 m²), enterrado a 10 cm no predomínio de área na classe modal fina, com expressiva presença de finos (11%- 47%). Aumentos progressivos do grau de unidade e do teor de matéria orgânica, em oposição à diminuição do pH e da salinidade, ocorreram em direção ao N5, nível com baixa riqueza e abundancia da macro fauna. Os poliquetas foram o táxon mais conspícuo na planície, seguidos por moluscos e crustáceos. Evidencias de zonação da macro fauna foram obtidas pela presença do caranguejo Eurytium limosum no manguezal, Nereis oligohalina, Neritina virgínea,Lucina pectinata e Crassostrea SP. Na Marisa e Scoloplos SP., Glycinde multidens, Polydora SP. E Anomalocardia brasiliana no baixo não vegetado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Guisla Boehs, Arno Blankensteyn, Rachel Costa Sobry, Fernanda Guimarães de Carvalho, José Antonio Santos Domingos, José Waldecir de Carvalho Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY