O desenvolvimento das anteras e do gametofito masculino em Calophyllum brasiliense (Clusiaceae)

Autores

  • João de Deus Medeiros Departamento de Botânica - UFSC
  • Sandra Cristina Müller Departamento de Biologia -UFSC

Resumo

As antenas são tetrasporangiadas e providas de uma parede constituida por cinco camadas - epiderme, endotécio, dois estratos de camada média e o tapete. O padrão de formação da parede da antera é do tipo básico. Nos estágios finais de seu desenvolvimento as células do tapete glandular (secretor) tornam-se binucleadas, e por fim degeneram. Na progressão da microsporogênese a camada média é comprimida e absorvida, sendo que na antera madura persistem apenas a epiderme e o endotécio. Tétrades tetraédricas são formadas através de citocinese simultânea, seguindo-se a dissolução da parede de calose e a liberação dos micrósporos. Após a divisão mitótica nos micrósporos o grão de pólen, no seu estágio bicelular, é liberado. As células do endotécio, quando maduras, são alongadas perielinalmente, e apresentam moderado espessamento fibroso. C. brasiliense mostra duas das três tendências evolutivas do tapete em espermatófita: 1) A intrusão das células do tapete no lóculo; 2) O contato direto com os esporos em virtude do aspecto estreito da antera, o que melhora as condições de nutrição dos micrósporos.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Departamento de Botânica - UFSC

Possui Graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sandra Cristina Müller, Departamento de Biologia -UFSC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos