Comportamento materno e paterno em roedores
Resumo
Durante o comportamento reprodutivo, especialmente de mamíferos, constatam-se vários tipos de interações sociais. A geração de novos descendentes, para muitas espécies, inicialmente, envolve a interação entre machos e fêmeas (cortejamento e acasalamento ). A partir do nascimento da prole surgem outros indivíduos. Mãe, pai e filhotes passam a constituir um sistema dinâmico e interdependente. Os cuidados parentais podem ser diferentes dependendo das condições físicas dos filhotes. Na grande maioria das espécies de roedores, o filhote é bastante dependente, principalmente da mãe, para sobreviver. O pai também pode participar do cuidado à prole, embora não seja muito comum. Através desse artigo pretende –se apresentar evidencia empíricas e construções teóricas que caracterizam o sistemas de motivação distintos, mas que podem atuar de forma interdependente. Embora não possa haver comportamento parental sem filhotes, nem sempre o grau de influencia entre ambos é recíproco, tanto da mãe com o pai como entre os genitores e os membros da prole. Através da analise comparativa envolvendo espécies com diferentes formas de organização social e, tendo como pano de fundo a Teoria da Evolução, podemos encontrar evidencias empíricas e teóricas que explicam a distinção, interação e conflitos envolvendo mãe, pai e filhotes em roedores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Mauro Luis Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY