Diversidade de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em Seara, oeste de Santa Catarina

Autores

  • Rogério Rosa da Silva Museu Entomológico Fritz Plaumann / Universidade do Contestado
  • Rogério Silvestre Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Resumo

A riqueza de espécies de formigas de sarapilheira em um município do oeste de Santa Catarina foi avaliada usando-se o extrator de Winkler. Seis sítios foram estudados e 110 amostras coletadas. A similaridade da fauna entre os sítios foi calculada a partir da análise de 10 amostras de cada sítio. Foram identificadas 7 subfamílias, 40 gêneros e 92 espécies de formigas nas seis áreas coletadas. Os gêneros mais ricos em espécies foram Pheidole (12 espécies), Brachymyrmex (10), Solenopsis (9), Hypoponera e Strumigenys (ambas com 5). Os valores de similaridade entre os sítios podem ser considerados moderadamente altos e não houve uma correlação significativa entre os valores de similaridade e distância das áreas coletadas.

Biografia do Autor

Rogério Rosa da Silva, Museu Entomológico Fritz Plaumann / Universidade do Contestado

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós Doutorando, faz pesquisa e curadoria na coleção de formigas do Museu de Zoologia da USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rogério Silvestre, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

Possui Graduação em Biologia, Mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo, Museu de Zoologia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos