Bachelard: a teoria mendeliana como exemplo de ruptura - a construção do conhecimento científico na escola

Autores

  • Lourdes Aparecida Della Justina
  • Nadir Ferrari Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Resumo

A filosofia da ciência e a epistemologia de Gaston Bachelard são de grande importância no estudo da construção do conhecimento científico, no que se refere à física, à química e à matemática, e contribuem também com o entendimento da evolução das ciências biológicas e com o ensino de biologia. Em suas obras, Bachelard utiliza o concenito de ruptura em oposição à continuidade no processo de construção do conhecimento científico e o conceito de obstáculo epistemológico como um empecilho que deve ser superado para a aquisição de novos conceitos. A teoria da herança mendeliana é um exemplo de ruptura, pois sua aceitação levou ao abandono das concepções de herança pré-existentes, particularmente a pangênese. A impossibilidade de uma neutralidade científica, intrínseca a qualquer teoria e/ou epistemologia, vem sendo debatida na ciência, na história, na filosofia contemporânea e em outros campos do saber e deve também ser debatida no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Lourdes Aparecida Della Justina

Possui Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrado em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Nadir Ferrari, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética - CCB/UFSC

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Genética Humana pela Oxford University.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos