Variação dos níveis de prolina em folhas de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) submetido a diferentes déficits hídricos

Autores

  • Maysa de Lima Leite Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jorim Sousa das Virgens Filho Departamento de Engenharia Rural - Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP
  • João Domingos Rodrigues Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - UNESP

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do estresse hídrico sobre o acúmulo de prolina livre em folhas de caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp), cv. EMAPA-821. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em Botucatu, SP, Brasil, com 22º52' latitude sul, 48º26' longitude oeste e 800m altitude. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com sete tratamentos decorrentes da interrupção da irrigação por períodos variáveis em diferentes estádios fenológicos (vegetativo, pré-floração e enchimento de grãos). A matéria seca das folhas foi obtida através de sete coletas periódicas realizadas com intervalos de dez dias e a concentração de prolina livre na folha foi determinada após cada coleta. À medida que aumentou a duração do período de estresse, houve acúmulo de prolina livre nas folhas. A maior concentração de prolina ocorreu nos tratamentos cuja duração do período de estresse se prolongou por mais tempo, porém após a irrigação as plantas apresentaram decréscimo nos níveis desse aminoácido. Os resultados sugerem que o acúmulo de prolina pode representar um importante mecanismo na manutenção da turgidez das plantas, permitindo-lhes resistir parcialmente a condições de seca durante seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Maysa de Lima Leite, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Jorim Sousa das Virgens Filho, Departamento de Engenharia Rural - Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Mestrado e Doutorado na área de Agronomia/Energia na Agricultura com ênfase em Informática aplicada à Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

João Domingos Rodrigues, Departamento de Botânica - Instituto de Biociências - UNESP

Formado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, Graduação em Licenciatura em Ciências Agronômicas pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e Doutorado em Ciências (PhD) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Livre-Docente em Fisiologia Vegetal pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos