Identificação do vírus do mosaico do pepino e vírus do mosaico do nabo em canola no Paraná

Autores

  • Cristiane de J. Barbosa Embrapa - Mandioca e Fruticultura
  • Regina M. V. B. C. Leite
  • Rogério M. L. Cardoso
  • Marcos A. R. Oliveira

Resumo

Objetivando determinar a presença do vírus do mosaico do nabo em canola cultivada no Estado do Paraná, foi efetuado um levantamento em plantios comerciais, em 1993 e 1994. Coletou-se plantas de canola e invasoras silvestres para realização de testes diagnósticos em plantas indicadoras. Testes sorológicos também foram empregados. Avaliou-se a suscetibilidade de híbridos e variedades de canola às viroses determinadas. Constatou-se a presença dos vírus do mosaico do pepino ("cucumber mosaic virus" - CMV), e do mosaico do nabo ("turnip mosaic virus" - TuMV). Os híbridos ICIOLA 41, Hyola 401 e as variedades Alto e Topas foram suscetíveis aos vírus encontrados.

Biografia do Autor

Cristiane de J. Barbosa, Embrapa - Mandioca e Fruticultura

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras, Doutorado em Producción Vegetal pela Universidad Politécnica de Valencia, Espanha e Aperfeiçoamento em Agroecologia pela Rede Instituições Vinculadas a Capacitação em Economia Políticas Agrícolas - REDCAPA. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Mandioca e Fruticultura Tropical.

Mais informações no Currículo Lattes.

Regina M. V. B. C. Leite

Concluiu o Doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rogério M. L. Cardoso

Possui Graduação em Engenheiro Técnico Agrário/Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Departamento de Fitopatologia Setor de Virologia pelo Instituto de Investigação Agronômica de Angola e Mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves