Estudo comparativo da avifauna das praias de Navegantes e Laguna, Santa Catarina

Autores

  • Arthur Fonseca Schiefler Universidade do Vale do Itajaí
  • Marcello Soares Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

De agosto de 1989 a dezembro de 1992, foi realizado um estudo comparativo da avifauna das praias de Navegantes e Gravatá, no município de Navegantes e das praias do Mar Grosso, do Gí e de Itapirubá, no município de Laguna. Foram observadas nas duas áreas de estudo 32 espécies, com o primeiro registro de Calidris pusilla e Stercorarius sp. para o Estado de Santa Catarina. Com base nas espécies encontradas foram calculados os índices de diversidade e similaridade para as duas áreas amostradas. As duas regiões de estudo apresentam altos valores de diversidade e são bastante semelhantes em sua avifauna.

Biografia do Autor

Arthur Fonseca Schiefler, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade Capivari - FUCAP. Atualmente é consultor ambiental da Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL, consultor ambiental da Empresa Avalienge Avaliações e Perícias LTDA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marcello Soares, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é professor do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos