Sobrevivência de larvas de Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Pacu) e Colossoma macropomum (Curvier, 1818) (Tambaqui), cultivadas em laboratório

Autores

  • Lúcia Helena Sipaúba Tavares Laboratório de Limnologia - UNESP
  • Odete Rocha Laboratório de Limnologia - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a taxa de crescimento e sobrevivência de Piaractus mesopotamicus (pacu) e Colossoma macropomum (tambaqui) cultivados em laboratório e alimentados com plâncton natural (zooplâncton e fitoplâncton) por um período de 40 dias. As larvas utilizadas tinham 4 dias de idade e foram cultivadas em aquários grandes, aerados e com fluxo de água contínuo. Diariamente foi adicionado aos aquários alimento natural destes animais, contituído de zooplâncton e fitoplâncton. Para avaliação do crescimento das larvas, registraram-se os valores de peso e comprimento. As taxas de crescimento para cada espécie foram relativamente semelhantes. Observou-se também que o incremento em peso por unidade de tempo de C. macropomum foi maior que o de P. mesopotamicus. O tamanho máximo foi de 1,8 cm para as larvas de C. macropomum e de 1,7 cm para as larvas de P. mesopotamicus. Em relação ao peso fresco, a primeira espécie atingiu 58,1 mg e a segunda 57,7 mg. Para o peso seco, os valores finais foram de 13,1 mg para C. macropomum e 7,4 mg para P. mesopotamicus.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Sipaúba Tavares, Laboratório de Limnologia - UNESP

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos na área de Limnologia. Pós-Doutorado pela Auburn University e Livre Docência em Manejo Ecológico em Aquicultura. Atualmente é pesquisador III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mais informações no Currículo Lattes.

Odete Rocha, Laboratório de Limnologia - UFSCar

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Zoologia pela University of London. Atualmente é professor colaborador sem vínculo empregatíci da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos