Influencia da carência nutricional sobre alguns parâmetros da analise de crescimento de plantas de soja (Glycine Max (L.) Merrill cv Santa Rosa)
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A finalidade do presente trabalho foi estudar os efeitos da omissão na solução nutritiva de cálcio, boro e zinco sobre alguns parâmetros da análise de crescimento de plantas de soja (Glycine Max (L.) Merrill cv Santa Rosa). O estudo foi conduzido sob cultivo hidropônico utilizando -se solução nutritiva na 2 de Hoagland e Arnon completa ( C ), omissa em cálcio (-C), omissa em B (-B) e omissa em Zn (-Zn), totalizando 4 tratamentos. Os vasos foram divididos em 3 blocos cada qual representando uma repetição, sendo efetuadas 7 coletas, nas quais foram calculados os seguintes parâmetros da análise de crescimento: razão de peso foliar (em g/g); razão de área foliar (em cm²/g) e área foliar especifica (em cm²/g). A partir dos resultados obtidos nas condições deste trabalho, pode- se concluir que: a RPF aumentou inicialmente, durante a proliferação foliar e á medida que as folhas atingiam a fase madura, decresceu; a APE decresceu a expansão foliar e aumentou na fase folhas adultas, voltando a decair; a RAF obedeceu a uma tendência geral de declínio durante o ciclo do vegetal, tendo sofrido incrementos nas fases iniciais do desenvolvimento vegetal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY