Dimensões da Folha e Herbivoria em Miconia cabucu Hoehne (Melastomataceae)

Autores

  • João de Deus Medeiros Professor Adjunto do Departamento de Botânica da UFSC. Caixa Postal 476, CEP 88040-900, Florianópolis, SC.
  • Berta Lange de Morretes Professora Titular do Departamento de Botânica da USP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

As diferenças encontradas em plantas exploradas habitat ecologicamente distintos tem recebido muita atenção teórica, porem poucas são as abordagens experimentais.  Taxas de herbivoria e características defensivas em folhas maduras foram mensuradas  em Miconia cabucu, uma espécie adaptada a clareiras da floresta tropical. O formato e tamanho das folhas encontrado em M. cabucu não é consistente com a tendência geral observada para folhas de sol, e/ou para folhas de espécies vegetais que ocorrem e se reproduzem em áreas abertas como as clareiras ou de espécies pioneiras, tipicamente adaptadas a altas condições de luminosidade.  As folhas são grandes, hipostomáticas e inteiras. Os estômatos são diminutos e ocorrem numa densidade que pode chegar a 1980/mm2. A superfície abaxial é densamente coberta por tricomas estelares. O pastejo em folhas maduras foi mais evidente do que em folhas jovens. As taxas de herbivorias foram expressas como a porcentagem da área foliar danificada.  Os padrões de mecanismos defensivos encontrados em M. cabucu são discutidos em termos das teorias correntes sobre a interação planta-herbivoro.

Biografia do Autor

João de Deus Medeiros, Professor Adjunto do Departamento de Botânica da UFSC. Caixa Postal 476, CEP 88040-900, Florianópolis, SC.

Joao de Deus Medeiros  Possui graduação em pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: mata atlântica, biodiversidade, anatomia, biotecnologia e impacto ambiental. Certificado pelo autor em 22/07/10

Berta Lange de Morretes, Professora Titular do Departamento de Botânica da USP.

Berta Lange de Morretes  Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade de São Paulo (1941). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, phaseolus vulgaris l., morfologia, anatomia foliar e cerrado. Grande incentivadora do " Prêmio Painel", instituido em 2001 Pelo CRBio-1. Realiza doação anual para a premiação dos melhores trabalhos ciêntíficos, onde 1º lugar recebe um valor de 1000 reais e o 2º e 3º lugares valores menores. Certificado pelo autor em 18/10/10

Downloads

Publicado

1995-01-01

Edição

Seção

Artigos