Estudos dos efeitos neurolépticos de dois compostos derivados da Stevia rebaudiana
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Dois compostos de Stevia rebaudiana foram analisados, com o objetivo de avaliar os seus efeitos neurolépticos. Os compostos Steviolbioside (120 e 240 mg/kg) e Isosteviol (120, 160, 200 e 240 mg/kg) foram administrados, via i.p., em ratos Wistar adultos. Os dois compostos foram diluídos em água destilada com pH 9 e o Haloperiodol (2 mg/kg), administrado também via i.p., foi utilizado como droga padrão para catatonia e ptose palpebral. Somente os animais tratados com Isosteviol exibiram ptose palpebral e catatonia de forma significativa. Concluiu-se que a toxidade do Isosteviol deve ser alvo de maiores investigações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY