Contribuição do estudo da drenagem sanguínea do rim de gambá (Didelphis aurita - Von Ihering, 1940)

Autores

  • Ademar de Souza Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Vicente Borelli Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo
  • Geraldo Morgado Fagundes Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC
  • Maria Terezinha Teixeira Braga Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Foram utilizados 30 pares de rins de gambás adultos (15 machos e 15 fêmeas). Após a obtenção das preparações resultantes das injeções das veias renais com solução de vinilite e submetidos ao processo de corrosão em ácido sulfúrico a 30%, chegou-se as seguintes conclusões: 1) A veia renal, sempre única, forma-se da união dos troncos venosos ventral e dorsal (90% à direita e 70% à esquerda); 2) A formação da veia renal mostra simetria bilateral, quando formada pelos troncos venosos ventral e dorsal (66,7%) ou pelos troncos venosos cranial e caudal (3,3%); 3) Os troncos venosos ventral e dorsal ou cranial caudal surgem da confuência de coletores venosos cranial e caudal ou ventral e dorsal, respectivamente, que por sua vez, origina-se em média de dois a sete tributários com maior frequência de três e quatro, em ambos os lados. Os troncos venosos ventrais e dorsal ou cranial e caudal são constituídos diretamente inúmeros afuentes que variam de sete a treze com a prevalência de oito (à direita) e nove (à esquerda).

Biografia do Autor

Ademar de Souza, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Mestrado em Anatomia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor A-4 do Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Mais informações no Currículo Lattes.

Vicente Borelli, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ). Mestrado pela FMVZ - USP. Doutorado pela FMVZ - USP. Livre Docente pela Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal - UNESP. Livre Docente pela FMVZ - USP. Atualmente Professor Titular e Diretor dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Paulista.

Mais informações no Currículo Lattes.

Geraldo Morgado Fagundes, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Anatomia Humana da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Terezinha Teixeira Braga, Departamento de Ciências Morfológicas - UFSC

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos