Visitantes florais e riscos de pré-dispersão em uma espécie de Ipomoea (Convolvulaceae), Florianópolis, SC

Autores

  • Cláudia Regina dos Santos Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Luciana Luz Bayer Departamento de Biologia - CCB/UFSC
  • Tânia Tarabini Castellani Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O período reprodutivo, visitantes florais e riscos de pré-dispersão foram estudados em 1989 e 1990, para uma espécie de Ipomoea, no Horto Botânico da Universidade Federal de Santa Catarina. A espécie teve pico de floração em março e de frutificação em maio. As abelhas e, secundariamente, os lepidópteros foram os visitantes florais mais frequentes. Augochlora essex e Augochlora sp. (Hymenoptera: Halictidae) parecem ser os polinizadores mais efetivos. As maiores taxas de mortalidade de estruturas reprodutivas ocorreram para botões (64%, n=634) e flores (50%, n=227). As taxas de mortalidade variaram ao longo da floração. A larva de um Diptera: Lonchaeidae ocorreu em 17% dos frutos (n=3691), predando 15% (n=7690) das sementes produzidas. Observou-se um efeito de diluição nas taxas de predação por este Diptera, nos picos de frutificação. Ipomoea sp. apresenta frutos com 1 a 4 sementes. Frutos com mais sementes foram proporcionalmente mais atacados pelo Lonchaeidae. A malformação, registrada em 9% das sementes, foi mais frequente em frutos com 3 e 4 sementes.

Biografia do Autor

Cláudia Regina dos Santos, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Doutorado em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade de Cádiz, Espanha. Pós-Doutorado em Planejamento Regional e Urbano no Núcleo Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFSC). Atualmente é Técnica em Legislação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tânia Tarabini Castellani, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1992-01-01

Edição

Seção

Artigos