O controle mnêmico como determinante dos comportamentos típicos da espécie
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Pesquisas recentes mostram que processos de memória desempenham um papel importante na organização de muitos comportamentos típicos da espécie, tornando necessárias abordagens que levem em conta, de maneira explícita, a capacidade dos organismos reterem e usarem a informação. O controle mnêmico, descrito neste artigo, é uma memória especializada, episódica, dependente-da-tarefa, cuja influência se integra à dos estímulos imediatos. Ele é seletivo (postula-se a existência de um mecanismo mnêmico seletivo), estruturado e sujeito a transformação, seja através de processos combinatórios, seja através de uma obtenção ulterior de informação. Uma abordagem comparativa ajudará a proporcionar maior compreensão acerca dos aspectos causais e adaptativos do controle mnêmico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY