Diferenças individuais no comportamento de roedores
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A presente série de estudos visou analisar a ocorrência de diferenças individuais espontâneas no desempenho comportamental de roedores. No experimento A nós mostramos que em ratos adultos os desempenhos individuais em quatro comportamentos (cavar, armazenar alimento, explorar e predar insetos) diferem de forma acentuada e significante. No experimento B nós estudamos o desenvolvimento destas diferenças individuais em ratos jovens e encontramos, já em animais recém-desmamados, diferenças de desempenho conspícuas que se acentuam à medida que os indivíduos amadurecem. Nos experimentos C e D nós mostramos que hamsters dourados e camumdongos também apresentam diferenças individuais nestes quatro comportamentos embora com peculiaridades que possivelmente se relacionam à estrutura social da espécie em questão. Nos experimentos E e E nós mostramos que diferenças individuais não se restringem aos quatro tipos de comportamento inicialmente testados. Destes estudos nós concluímos que a individualização comportamental é uma propriedade biológica com raízes filogenéticas amplas que ocorre espontaneamente e cedo na vida do animal e que provavelmente tem interrelações com a organização social da espécie em questão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY