Diferenças individuais no comportamento de roedores

Autores

  • Werner Robert Schmidek Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Silvia Mitiko Nishida Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Cristina Maria Henrique Pinto Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Manuela Schmidek Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A presente série de estudos visou analisar a ocorrência de diferenças individuais espontâneas no desempenho comportamental de roedores. No experimento A nós mostramos que em ratos adultos os desempenhos individuais em quatro comportamentos (cavar, armazenar alimento, explorar e predar insetos) diferem de forma acentuada e significante. No experimento B nós estudamos o desenvolvimento destas diferenças individuais em ratos jovens e encontramos, já em animais recém-desmamados, diferenças de desempenho conspícuas que se acentuam à medida que os indivíduos amadurecem. Nos experimentos C e D nós mostramos que hamsters dourados e camumdongos também apresentam diferenças individuais nestes quatro comportamentos embora com peculiaridades que possivelmente se relacionam à estrutura social da espécie em questão. Nos experimentos E e E nós mostramos que diferenças individuais não se restringem aos quatro tipos de comportamento inicialmente testados. Destes estudos nós concluímos que a individualização comportamental é uma propriedade biológica com raízes filogenéticas amplas que ocorre espontaneamente e cedo na vida do animal e que provavelmente tem interrelações com a organização social da espécie em questão.

Biografia do Autor

Werner Robert Schmidek, Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Possui Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na University of California. É professor aposentado da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Silvia Mitiko Nishida, Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Possui Graduação em Ciências Biológicas Mod Médica pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo. É professora assistente doutora do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Mais informações no Currículo Lattes.

Cristina Maria Henrique Pinto, Departamento de Fisiologia - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Possui Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos