Controle das doenças endêmicas através da manipulação comportamental

Autores

  • Pedro Jurberg Laboratorio de comportamental Animal – Departamento de Biologia – Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ - Rio de Janeiro – CP 926 – e Instituto de psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Na presente revisão são resultados aspectos comportamentais envolvendo nos métodos de controle dos valores das doenças endêmicas (malaria, filariose, leishmaniose, tripanossomose e esquistossomose). Baseado nos estudos existentes sobre o comportamento tem sido negligenciado e como poderia ser  útil caso fosse adotada uma abordagem etológica para sua compreensão. A intervenção nos estímulos casuais das atividades dos vetores, com objetivo de controlá-los é denominada de manipulação comportamental e, com efeito, é enfatizado como o comportamento humano pode contribuir para a diminuição  das doenças e como é possível controlá-las através da sua manipulação.

Biografia do Autor

Pedro Jurberg, Laboratorio de comportamental Animal – Departamento de Biologia – Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ - Rio de Janeiro – CP 926 – e Instituto de psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pedro Jurberg  possui graduação em História Natural pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1967) , graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1963) , mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Neurobiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) . Atualmente é professor titular da Universidade Gama Filho e do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Zoologia , com ênfase em Comportamento Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Animal. 18/10/04 Certificado pelo autor em 18/10/04

Downloads

Publicado

1990-01-01

Edição

Seção

Artigos