Alelopatia de espécies vegetais com importância farmacêutica para espécies cultivadas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p37Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos foliares de Baccharis dracunculifolia DC., Pilocarpus pennatifolius Lem., Cyperus rotundus L., Morus rubra L., Casearia sylvestris Sw. e Plectranthus barbatus Andr. sobre a germinação e o crescimento inicial de Lactuca sativa L., Brassica oleracea L. cv. capitata, B. oleracea L. cv. italica, B. pekinenses L., B. campestris L., Lycopersicum esculentum Miller e Eruca sativa L. Para obtenção dos extratos aquosos foram utilizadas folhas previamente secas na concentração de 1g.10mL-1, diluída em seis soluções (10, 30, 50, 70, 90 e 100%) e comparadas com o controle, água destilada, com cinco repetições de 10 sementes para todas as espécies olerícolas. Os extratos aquosos de todas as espécies evidenciaram potencialidades alelopáticas sobre a germinação das sementes, o índice de velocidade de germinação e o crescimento inicial da parte aérea e do sistema radicular das hortaliças. Os extratos aquosos de C. rotundus e P. barbatus exerceram menores e maiores efeitos alelopáticos, respectivamente, e a estrutura vegetal mais afetada pelos extratos foi a raiz primária. Os resultados indicam a existência de potencial alelopático das espécies testadas, sendo necessários cuidados quando se cultiva hortaliças com elas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY