Modelos neurobiológicos no estudo dos processos de aprendizagem: efeitos de lesões extensas do telencéfalo

Carlos Tomaz, Maria Cristina F. de Faria, Clarice T. Okada, Jorge L. Castreghini

Resumo


Experimentos foram conduzidos para investigar se a aprendizagem de uma resposta de esquisa inibitória e fuga por natação é possível em ratos com lesões telencefálicas do prosencéfalo. Dois experimentos demonstram que aprendizagem de esquisa inibitória (usando a tarefa de esquisa numa tentativa do tipo "up-hill") é ainda possível depois da remoção de todas as estruturas do prosencéfalo com exceção do hipotálamo. Um terceiro estudo usando esta preparação demonstrou que esta resposta de esquisa condicionada poder ser elimada como consequência de sua punição. Adicionalmente, quando a resposta de esquiva condicionada foi estabelecida antes de ablação, a evocação desta resposta subsistiu à lesão. Numa série de experimentod adicionais foi demonstrado que ratos uni ou bilateralmente descorticados, são capazes de aprender uma tarefa de fuga por natação subindo uma plataforma. O mesmo foi observado em ratos unilateralmente destelencefalados. Ratos bilateralmente destelencefalados, entretanto, não demonstraram esta habilidade.

Palavras-chave


Aprendizagem; Ablação do prosencéfalo; Esquiva; Fuga; Ratos

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Direitos autorais 1988 Carlos Tomaz, Maria Cristina F. de Faria, Clarice T. Okada, Jorge L. Castreghini

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Biotemas. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 2175-7925

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