Fenologia reprodutiva, morfologia e biologia floral de Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae), em restinga da Ilha de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Maurício Lenzi Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - CCA/UFSC
  • Afonso Inácio Orth Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Resumo

Schinus terebinthifolius Raddi (Anacardiaceae) é uma espécie dióica, nativa do Brasil, com ampla distribuição geográfica e grande plasticidade ecológica. Este estudo foi realizado em Florianópolis — SC, em Area de restinga, durante os meses de setembro de 2002 a maio de 2003. Foram realizadas análises morfológicas da flor de indivíduos de ambos os sexos, medidas do comprimento e largura das inflorescências, contagem do número de inflorescencias por ramo e de flores por inflorescencia, bem como, o número de flores abertas ao dia, para se detectar um provável dimorfismo reprodutivo. Os resultados obtidos no presente estudo demonstram que as plantas estudadas apresentam flores diclinas, dependentes basicamente de insetos para o transporte de pólen. A antese ocorre sempre pela manhã e a flor masculina possui duração de apenas 12 horas, enquanto que a feminina permanece receptiva por um período de ate 32 horas. No 12 período reprodutivo (primavera), apenas 22% das plantas floresceram. Já no 2Q período (verão/outono) 100% dos indivíduos floresceram. As plantas apresentam dimorfismo sexual, manifestado entre o comprimento (t= -12,75; p< 0,5) e a largura (t= -11,78; p< 0,5) das inflorescencias. Entretanto, as semelhanças entre as suas flores, somada sincronia da fenofase reprodutiva, da antese e da oferta de recursos tróficos, em ambos os sexos, parece estar atenuando as diferenças e possivelmente favorecendo o seu sucesso reprodutivo através da atração dos visitantes florais até ambas às flores.

Biografia do Autor

Maurício Lenzi, Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - CCA/UFSC

Biologo, Graduado pela Universidade Regional de Blumenau. Cursou Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais e Doutorado em Ciências, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Pós-Doutorado em Botânica pela Universidade de Alicante, ESP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Afonso Inácio Orth, Departamento de Fitotecnia - CCA/UFSC

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutorado em Biologia pela University of Miami, U.M.S.,Estados Unidos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos