Relação entre a experiência parental e a presença do pai no cuidado parental em gerbilos da Mongólia (Meriones unguiculatus)
Resumo
0 objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da presença do pai e da experiência de cuidado de filhotes sobre o comportamento parental em gerbilos da Mongólia (Meriones unguiculatus), uma espécie em que ambos os genitores participam no cuidado à prole. Foram utilizados quarenta casais com ninhadas entre 4-7 filhotes. A partir do nascimento da prole foram criados quatro grupos experimentais: I) Pai e mãe inexperientes; II) Mae inexperiente; III) Pai e mãe experientes; IV) Mae experiente. Através da análise estatística dos dados constatou-se que as fêmeas do grupo I, quando comparadas com os machos do mesmo grupo, apresentaram níveis de comportamento parental significativamente maiores e temperatura corporal mais elevada. Em contrapartida, no grupo III houve diferença significativa entre machos e fêmeas apenas em relação à temperatura corporal (que foi maior nas fêmeas), o que denota aumento no cuidado parental dos machos experientes. Conclui-se, portanto, que a experiência anterior do pai no cuidado a prole em gerbilos da Mongólia interfere na dinâmica familiar, no sentido de fazer com que o macho compartilhe de modo mais efetivo com a fêmea o cuidado aos filhotes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Marcelo Richar Arua Piovanotti, Mauro Luís Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY