Aspectos biometricos corporais e dos intestinos da capivara Hydrochoerus hydrochaeris, com ênfase no desenvolvimento do ceco

Autores

  • Leonardo Toshio Oshio Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa
  • Michelle Soares Bressan Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa
  • Cláudio César Fonseca Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa
  • Tarcízio Antônio Rêgo de Paula Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Túlio David das Neves Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) vem se constituindo em nova fonte de proteína para a população, necessitando de estudos a respeito de sua anatomia e, principalmente da fisiologia digestiva, por influenciar diretamente na produção da espécie. Estudos revelaram que o ceco é o maior dos órgãos intestinais desse roedor sendo este, o animal de maior
capacidade relativa para o órgão. Utilizaram-se 15 animais, divididos em grupos Cl, com 4 animais de idade inferior a 12 meses, e G2, com 11 animais de idade superior a 12 meses. Foram obtidos os parâmetros biométricos: peso corporal, CCR, perímetro torácico, comprimentos dos intestinos delgado e grosso e do ceco, volume do ceco, além do peso médio das lentes do bulbo do olho, que, após secas em estufa, determinaram a idade dos animais. As medidas do ceco foram correlacionadas com diferentes aspectos morfológicos e biométricos deste animal, desde o nascimento até a idade adulta. A maioria dos parâmetros mostrou-se crescente, quando comparados o grupo de animais jovens com o de adultos, exceto o volume do ceco, que apresentou crescimento significativo apenas entre os animais jovens. Foi identificada correlação positiva apenas entre os parâmetros peso e CCR quando os dois grupos foram correlacionados, verificandose que o crescimento corporal persistiu após a puberdade, com o desenvolvimento intestinal ocorrendo em menor intensidade quando comparado aos animais jovens.

Biografia do Autor

Leonardo Toshio Oshio, Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Michelle Soares Bressan, Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade José do Rosário Vellano e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cláudio César Fonseca, Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Morfologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tarcízio Antônio Rêgo de Paula, Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marco Túlio David das Neves, Departamento de Veterinária - Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos