Riqueza de espécies e composição floristica em um ambiente de duna após 50 anos de pressão antriipica: um estudo na Praia de Boa Viagem, Recife, PE - Brasil

Autores

  • Ana Virgínia de Lima Leite Departamento de Botânica - Universidade Federal de Pernambuco
  • Laise de Holanda Cavalcanti Andrade Departamento de Botânica - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A vegetação de ecossistemas costeiros exerce importante papei na fixação e manutenção das dunas, impedindo o movimento da' areia. No entanto, em areas urbanas, a pressão antrápica pode perturbar esses ecossistemas. Neste estudo foi realizada urna análise temporal sobre as modificações da vegetação de dunas relacionadas a crescente pressão antrópica. Entre novembro de 1999 e maio de 2000 foi arnostrada a vegetação em um trecho de 6 km na praia de Boa Viagem (8°06'02"S e 34°52'48"W) e comparada com urn levantamento realizado por Andrade-Lima em 1951. Foram encontradas 47 espécies, onde dez são halõfitas, 34 ruderais e três cultivadas. Leguminosae e Poaceae foram as famílias mais ricas, ambas com nove espécies (19%). Foram encontradas 18 espécies que não ocorreram anteriormente, enquanto dez espécies não foram encontradas atualmente. Quanto a riqueza de espécies e proporção de ruderais entre os dois levantamentos, não houve diferença significativa. Por outro lado, houve diferença significativa na composição de espécies. E razoável assumir que as mudanças na composição florística podem ser uma conseqüência da pressão antrópica, mesmo que a riqueza de espécies e a proporção de ruderais não tenham sofrido alterações significativas.

Biografia do Autor

Ana Virgínia de Lima Leite, Departamento de Botânica - Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professora Adjunto - nível I da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Dois Irmãos).

Mais informações no Currículo Lattes.

Laise de Holanda Cavalcanti Andrade, Departamento de Botânica - Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em História Natural e Licenciada em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco, com Especializaçaõ em Taxonomia Vegetal e Fitogeografia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas - Botânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular em Botânica da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos