O significado cultural das espécies botânicas entre indígenas de Pernambuco: o caso Xucuru

Autores

  • Valdeline Atanazio da Silva Departamento de Botânica - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Laise de Holanda Cavalcanti Andrade Departamento de Botânica - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O Índice de Significado Cultural (ISC), criado no final dos anos 80, visa registrar o valor de cada espécie vegetal e revelar sua importância para a sobrevivência biológica e cultural de uma comunidade tradicional. Considerando que foi inicialmente proposto e aplicado em comunidades indígenas no Canadá e nos Estados Unidos, visou-se verificar sua aplicabilidade para grupos indígenas brasileiros, avaliando o significado cultural das espécies vegetais úteis para a tribo Xucuru, em Pesqueira (Lat 8° 21`30"S e Long 36° 41'45"), Pernambuco. A partir de entrevistas informais foram registradas 97 espécies úteis entre Arvores, arbustos e ervas, originárias da mata Pedra D'Agua (Serra do Ororobá-Floresta úmida), dos quintais e pequenas Areas de cultivo (rogas), existentes na aldeia. 0 ISC ordenou numericamente as plantas levantadas na tribo Xucuru, de modo similar à ordenação de importância observada em campo e Musa paradisiaca é a espécie de maior significado atual para a  comunidade (ISC 120), seguida por Rosmarinum officinalis (ISC 92), Xerophyta plicata (ISC 88), Aspidosperma sp. (ISC 84) e Cymbopogon citratus (ISC 80). 0 lugar de destaque ocupado por espécies não nativas da região evidencia a importância que plantas exóticas adquiriram na cultura Xucuru.

Biografia do Autor

Laise de Holanda Cavalcanti Andrade, Departamento de Botânica - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em História Natural e Licenciada em Ciências pela Universidade Federal de Pernambuco, com Especializaçaõ em Taxonomia Vegetal e Fitogeografia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas - Botânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular em Botânica da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

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Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos