Topografia da papila parotidea em Cafes sem raça definida

Autores

  • Christina de Siqueira Mendonça Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva Departamento de Morfologia da UFU
  • Guilherme Nascimento Cunha
  • Humberto Eustáquio Coelho Departamento de Morfologia da UFU

Resumo

A topografia da papila parotídea e seu ducto excretor têm sido objeto de pesquisas, devido ao seu uso em técnicas de exames clínicos e cirurgias. 0 presente trabalho visou determinar a localização da abertura do ducto parotideo em cães sem raga definida, estabelecendo sua relação com os dentes da arcada superior. Foram examinados 110 animais adultos, machos e fêmeas, sem raga definida, onde 48 (43,64%) apresentaram a papila parotidea no nível do 4° dente pré-molar superior, 37 (33,64%) entre o 4° pré-molar superior e 1° molar superior e 25 (22,73%) no nível do 1° dente molar superior. Conclui-se que a papila parotidea, em cães sem raga definida, ocorre com maior freqüência no nível do 4° dente pré-molar superior, mostrando simetria bilateral, em todos os animais estudados.

Biografia do Autor

Christina de Siqueira Mendonça, Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Mestrado em Ciências Veterinarias pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é médica veterinária da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário - UFU.

Mais informações no Currículo Lattes.

Frederico Ozanam Carneiro e Silva, Departamento de Morfologia da UFU

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberlândia, Especialista em anatomia animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Guilherme Nascimento Cunha

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Residencia-médica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Adjunto I do Centro Universitário de Patos de Minas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Humberto Eustáquio Coelho, Departamento de Morfologia da UFU

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Anatomia Patológica dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de Uberaba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos