Respostas de tambaquis ao estresse por transporte após alimentação com dietas suplementadas com ?-glucano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p221Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as respostas fisiológicas de estresse de tambaquis (Colossoma macropomum) alimentados com dietas suplementadas com ?-glucano e submetidos ao transporte em sistema fechado. Para isso, tambaquis (35,06±0,80g; 11,8±0,09cm) foram alimentados com dieta suplementada com ?-glucano (0; 0,1; 0,2; 0,4; e 0,8%.kg-1) por 60 dias. Após esse período, os peixes foram transportados em rodovia por 3h em sistema fechado. Foram avaliadas as respostas de estresse por meio de indicadores hormonais, bioquímicos e hematológicos nos seguintes períodos: antes do transporte, imediatamente após o transporte, e 24 e 48h depois do transporte. Houve, imediatamente após o transporte, aumento significativo da concentração plasmática de cortisol e de glicose em todos os tratamentos comparados à concentração antes do transporte; houve elevação da concentração de hemoglobina nos peixes que receberam dieta não suplementada com ?-glucano; e houve elevação da hemoglobina corpuscular média nos peixes que receberam dietas não suplementada ou suplementada com 0,1 e 0,2% de ?-glucano. Os resultados permitiram estabelecer que as alterações hormonais, bioquímicas e hematológicas ocorreram imediatamente após o transporte, com retorno às concentrações basais após 24h. A suplementação de ?-glucano na dieta do tambaqui não foi eficiente para mitigar as respostas ao estresse por transporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY