Escolha de parceiros sexuais em Anastrepha zenildae (Zucchi, 1979, Diptera: Tephritidae): papel dos caracteres morfológicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n2p113Resumo
Machos de Anastrepha sexualmente ativos formam grupos e exibem comportamento de corte para atrair as fêmeas, formação típica da estratégia de lek. As fêmeas escolhem um macho para copular, provavelmente utilizando parâmetros morfológicos e comportamentais. Este estudo teve por objetivo identificar o papel dos caracteres morfológicos na seleção sexual de A. zenildae. As observações do comportamento de cópula foram realizadas em unidades experimentais (16 machos e 16 fêmeas virgens) durante a fotofase por três dias consecutivos. Machos que acasalaram foram marcados. Para as análises morfométricas dos machos foram utilizados cinco caracteres: comprimento da asa direita, comprimento do tórax, largura da cabeça, largura da face e número de cerdas da placa frontal. As medidas foram feitas a partir das imagens capturadas utilizando o programa Motic Imagens Plus 2.0. Para a maioria das características, os machos que obtiveram sucesso de cópula apresentaram valores médios mais elevados do que aqueles que não obtiveram sucesso. As variáveis comprimento do tórax, comprimento de asa e o módulo da diferença entre cerdas da placa frontal mostram-se alvos da seleção sexual, sugerindo que fêmeas podem discriminar os machos por tamanho durante a interação que ocorre na estratégia de lek.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY