Seleção de ovinos geneticamente resistentes ao scrapie
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p237Resumo
A susceptibilidade dos ovinos ao scrapie está relacionada a polimorfismos do gene da proteína priônica celular (PRNP). Polimorfismos nos códons 136 (alanina, A/ valina, V), 154 (arginina, R/ histidina, H) e 171 (glutamina, Q/ arginina, R/ histidina, H) são os principais determinantes de susceptibilidade/resistência ao scrapie clássico. Eles são combinados em 4 principais variantes do alelo ancestral ARQ: VRQ, AHQ, ARH e ARR. Programas de melhoramento genético na União Europeia e Estados Unidos têm utilizado como estratégia selecionar o alelo resistente ARR, diminuindo a frequência do alelo susceptível VRQ em populações de ovinos. No Brasil, há poucos dados de genotipagem do gene PRNP e, até o momento, nenhum tipo de controle baseado em cruzamentos direcionados foi implementado. Esta revisão focará aspectos importantes como epidemiologia e resistência genética, como ferramenta de programas de controle de scrapie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY