Influência dos fatores ambientais sobre a distribuição da comunidade de invertebrados bentônicos em canais de uma planície de inundação neotropomunidade de invertebrados bentônicos em canais secundários e principal de uma planície de inundação neotropical
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n3p127Resumo
Um dos temas centrais em ecologia é a importância relativa dos processos locais e regionais na determinação da estrutura de comunidades, pois ambos os processos podem agir como filtros na composição das comunidades locais. Nesse sentido, este estudo analisou a influência dos fatores ambientais sobre a distribuição da comunidade de invertebrados bentônicos em diferentes canais da planície de inundação do alto rio Paraná, por meio de coletas trimestrais realizadas de março a dezembro de 2010. A partir de dados bióticos e abióticos foi realizada Análise de Correspondência Canônica, onde foi possível agrupar os centros dos rios Ivinhema e Paraná e o canal Ipoitã em relação aos demais pontos, principalmente pelos maiores valores de profundidade e velocidade e pelos táxons típicos de ambientes lóticos, como Harpacticoida, Haplotaxidae e Narapidae, e o centro do canal Curutuba, com L. fortunei. Pode-se concluir que a velocidade de fluxo, a textura granulométrica e matéria orgânica do sedimento foram fatores estruturadores da comunidade bentônica, determinando a distribuição dos invertebrados tanto entre os diferentes canais como entre as regiões marginais e centrais desses ambientes, proporcionando maior ou menor disponibilidade de recursos e heterogeneidade ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY