Morfologia macroscópica dos pulmões e distribuição bronquiopulmonar em mão-pelada (Procyon cancrivorus)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p195Resumo
O mão-pelada (Procyon cancrivorus) é um mamífero silvestre de grande importância ecológica por ser dispersor de sementes. A segmentação bronquiopulmonar foi estudada em quatro mão-peladas, fixados em formaldeído a 10%. A lobação pulmonar dos P. cancrivorus segue o padrão dos animais carnívoros domésticos e dos quatis (quatro lobos direitos e dois esquerdos). Os pulmões dos mão-peladas são divididos em lobos: cranial, médio, caudal e acessório no pulmão direito e lobos cranial e caudal, no pulmão esquerdo. A árvore brônquica se inicia com os brônquios principais esquerdo e direito, os quais se dividem, formando os brônquios lobares, que por sua vez se dividem em brônquios segmentares. Os padrões de distribuição de brônquios lobares e segmentares variam na disposição e na quantidade, entre a espécie aqui estudada e outras espécies de carnívoros descritos na literatura. Portanto, sugerem-se mais estudos, com maior número de espécimes, permitindo uma análise estatística dos dados para definição de um padrão de distribuição bronquial na espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY