Características biológicas de Trichospilus diatraeae (Hymenoptera: Eulophidae) nos hospedeiros Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae) e Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n1p71Resumo
Trichospilus diatraeae Cherian & Margabandhu, 1942 (Hymenoptera: Eulophidae) é um endoparasitoide pupal de lepidópteros e tem sido estudado como agente potencial no controle biológico de pragas. Para o desenvolvimento de técnicas de criação de parasitoides, é necessária a escolha do hospedeiro alternativo adequado, assim, o objetivo deste artigo é avaliar as características biológicas de T. diatraeae em relação aos hospedeiros Bombyx mori Linneaus (Lepidoptera: Bombycidae) e Diatraea saccharalis (Fabricius) (Lepidoptera: Crambidae), em laboratório. Doze pupas de B. mori e doze pupas D. saccharalis, com 72 e 24 h de vida, respectivamente, foram expostas ao parasitismo por 21 fêmeas parasitoides a 25 ± 1ºC, com umidade relativa de 70 ± 10% e fotofase de 14 h. A duração do ciclo de vida (ovo – adulto) de T. diatraeae foi de 19,44 ± 0,12 dias em pupas de D. saccharalis e 18,00 ± 0,05 dias em pupas de B. mori, a emergência de progênie do parasitoide foi 66,60% em pupas de D. saccharalis e 75,00% em pupas de B. mori. A progênie de T. diatraeae foi de 354,50 ± 43,21 por pupa de D. saccharalis e 469,11 ± 15,19 por pupa de B. mori. Trichospilus diatraeae demonstrou adequabilidade ao hospedeiro e sua capacidade de parasitar diferentes hospedeiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY