Escarabeídeos (Coleoptera: Scarabaeidae) de campo e floresta da Reserva Biológica de São Donato, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p63Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar a riqueza, abundância e diversidade das espécies de Scarabaeidae em duas fitofisionomias (campo e floresta) e verificar se variação sazonal ao longo do ano está relacionada com variáveis climáticas. O estudo foi desenvolvido na Reserva Biológica de São Donato, Rio Grande do Sul, Brasil (bioma Pampa). As coletas foram realizadas através de armadilhas de queda, entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013. Foram coletados 125 indivíduos e identificados seis gêneros e 11 espécies de quatro subfamílias, sendo 54 indivíduos de cinco espécies encontradas no campo e 71 indivíduos de oito espécies na floresta. As espécies mais abundantes foram Ataenius picinus Harold, 1868, Canthon lividus Blanchard, 1845 e Leucothyreus flavipes Eschscholtz, 1822, que representaram juntas 86,4% do total de indivíduos capturados. O verão apresentou o maior número de indivíduos (78) e a primavera o maior número de espécies (nove). A diferença na estrutura do ambiente (e clima associado) e provavelmente a disponibilidade diferenciada de recurso alimentar entre as duas fitofisionomias devem ser fatores limitantes e decisivos para a ocorrência de cada subfamília em determinado habitat, uma vez que várias espécies foram restritas a determinada fitofisionomia ou época do ano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY