Novos registros e descrição dos padrões microestruturais do pelo-guarda de Conepatus chinga (Molina, 1782) (Carnivora, Mephitidae) para os estados do Paraná e Santa Catarina, Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n1p79Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar novos registros de Conepatus chinga para os estados do Paraná e Santa Catarina, na região Sul do Brasil, contribuindo para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição, além de descrever os padrões microestruturais de seu pelo-guarda. Foram encontrados três espécimes atropelados nas margens da rodovia BR-280, sendo dois no município de Palmas, no Paraná, e um no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. Para a descrição do padrão cuticular e medular dos pelos-guarda, foram confeccionadas 60 lâminas. Conepatus chinga apresenta um padrão cuticular ondeado transversal e um padrão medular anisocélico. A descrição dos padrões microestruturais de C. chinga facilita a realização de estudos relacionados à sua ecologia, ampliando as chances de identificação de pelos encontrados em amostras de fezes de carnívoros em estudos mastofaunísticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY