Predação de sementes por insetos em três espécies simpátricas de Copaifera L. (Fabaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n2p87Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a taxa de predação nas sementes e comparar o comprimento, largura e massa dos frutos de Copaifera sabulicola J. Costa & L.P. Queiroz, Copaifera luetzelburgii Harms e Copaifera depilis Dwyer, bem como identificar os insetos predadores de sementes. Para as análises, foram amostrados 900 frutos maduros para cada espécie de Copaifera, totalizando 2.700 frutos coletados de 90 plantas no município de Barreiras – BA. A maior largura e comprimento de frutos foram observados em C. sabulicola. Das 2.700 sementes analisadas, 46% eram sadias, 41,85% foram danificadas por insetos e 12,14% não eram sadias. A maior taxa de predação foi observada em C. depilis (52,88%) e C. luetzelburgii (46,33%). O coeficiente de correlação entre a taxa de predação e os dados de biometria não foram significativos. Um total de 1.802 exemplares de Insecta foi encontrado associado aos frutos de Copaifera. A ordem Coleoptera apresentou maior abundância e dois gêneros dessa ordem foram identificados, Rhinochenus brevicollis Chevrolat, 1871 (Curculionidae) e Apion sp. Herbst, 1797 (Brentidae). Larvas de Lepidoptera também foram detectadas alimentando-se dos frutos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY