Identificação de enterobactérias em macacos-prego-galego (Sapajus flavius) mantidos em cativeiro no estado da Paraíba

Autores

  • Ayodhya Cardoso Ramalho Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo Augusto de Almeida Guimarães Clinica Veterinária Bicho de Praia
  • Tarsila Almeida Cavalcante Centro de Triagem de Animais Silvestres/IBAMA/Cabedelo-PB
  • Danilo Tancler Stipp Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Romão Guerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p177

Resumo

O objetivo deste estudo foi isolar e identificar enterobactérias presentes em duas populações de macaco-prego-galego (Sapajus flavius) mantidas em cativeiro. O estudo foi realizado com 12 animais, seis do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo-PB, e seis do Zoológico de João Pessoa. A coleta das amostras de fezes foi realizada diretamente na ampola retal com o auxílio de swabs estéreis e processadas para o isolamento das bactérias em meios seletivos, seguida da identificação por provas bioquímicas. As frequências observadas nas amostras do CETAS foram de: 80% (4/5) para Salmonella spp.; 20% (1/5) para Shigella spp.; e 20% (1/5) para Enterobacter spp. Já no zoológico, a frequência observada foi de 100% (3/3) para Salmonella spp. Devido ao fato de que essas enterobactérias são possíveis causadoras de infeções, há necessidade de melhorar o monitoramento da saúde desses animais, com investigações periódicas em unidades do CETAS e em zoológicos. Simultaneamente, constata-se a necessidade de monitorar a saúde dos profissionais que lidam diretamente com esses animais, por meio de exames periódicos, bem como a adoção de medidas de biossegurança adequadas para evitar a transmissão desses patógenos.

Biografia do Autor

Ayodhya Cardoso Ramalho, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Alagoas (2011), residência em Patologia Clínica Veterinária pelo Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, na área de Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal da Paraíba e, atualmente, atua na elaboração de projetos e atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Rodrigo Augusto de Almeida Guimarães, Clinica Veterinária Bicho de Praia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2004). Atualmente é medico veterinário - Clinica Veterinária Bicho de Praia, medico veterinário cirurgião - Clinica Veterinária Planeta Animal e medico veterinário cirurgião - Mundo Pet Santos Diniz. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clinica Medica e Cirúrgica. Atualmente está cursando o programa de mestrado com enfase em Microbiologia, com previsão de termino em fevereiro de 2015.

Tarsila Almeida Cavalcante, Centro de Triagem de Animais Silvestres/IBAMA/Cabedelo-PB

Bióloga do Centro de Triagens de Animais Silvestres (CETAS), IBAMA/Cabedelo-PB

Danilo Tancler Stipp, Universidade Federal da Paraíba

graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, possui mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. É professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, CCA, Depto. de Ciências Veterinárias. Área de atuação: Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos, na especialidade de Virologia Animal.

Ricardo Romão Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo. É Doutor em Ciências pelo Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da FMVZ da Universidade de São Paulo, com Doutorado Sandwiche pela McGill University no Royal Victoria Hospital em Endocrinologia Molecular. Tem Pós-Doutorado pela FMVZ-USP e atualmente é Professor Adjunto III de Histologia no Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da mesma Instituição, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Silvestres e Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais - UFPB. Tem experiência na área de Histologia e Anatomia Animal, Terapia Celular e Biologia Molecular, atuando principalmente nas seguintes áreas: Morfofisiologia dos animais domésticos e silvestres, produção animal, células-tronco e regeneração de fígado e pele.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Edição

Seção

Comunicações Breves