Identificação de enterobactérias em macacos-prego-galego (Sapajus flavius) mantidos em cativeiro no estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n3p177Resumo
O objetivo deste estudo foi isolar e identificar enterobactérias presentes em duas populações de macaco-prego-galego (Sapajus flavius) mantidas em cativeiro. O estudo foi realizado com 12 animais, seis do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo-PB, e seis do Zoológico de João Pessoa. A coleta das amostras de fezes foi realizada diretamente na ampola retal com o auxílio de swabs estéreis e processadas para o isolamento das bactérias em meios seletivos, seguida da identificação por provas bioquímicas. As frequências observadas nas amostras do CETAS foram de: 80% (4/5) para Salmonella spp.; 20% (1/5) para Shigella spp.; e 20% (1/5) para Enterobacter spp. Já no zoológico, a frequência observada foi de 100% (3/3) para Salmonella spp. Devido ao fato de que essas enterobactérias são possíveis causadoras de infeções, há necessidade de melhorar o monitoramento da saúde desses animais, com investigações periódicas em unidades do CETAS e em zoológicos. Simultaneamente, constata-se a necessidade de monitorar a saúde dos profissionais que lidam diretamente com esses animais, por meio de exames periódicos, bem como a adoção de medidas de biossegurança adequadas para evitar a transmissão desses patógenos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY