Predação do morcego Pteronotus personatus (Mormoopidae) pela tarântula Lasiodora sp. (Theraphosidae, Araneae) em caverna no nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p173Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p173
O crescente número de relatos de morcegos predados por aranhas na última década pode indicar que esses eventos sejam mais frequentes do que aparentam. No presente comunicado notifica-se a predação do morcego Pteronotus personatus (Mormoopidae) pela aranha ‘caranguejeira’ Lasiodora sp. (Theraphosidae). O evento ocorreu sob o solo da Caverna do Urubu, nordeste do Brasil, e pode ser considerado como uma predação oportunística, como a maioria dos casos de predação de morcegos por estas aranhas. Apesar disso, o registro de outros indivíduos do gênero no local e a alta abundância da espécie de morcego no interior da caverna, pode indicar que essa seja uma interação mais frequente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY